quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Palestra do Caco Barcellos

Caco Barcellos e os alunos da Famecos. Foto do conehcido da Mêlanie

Na noite de ontem no Salão de Atos da UFRGS aconteceu o Diálogos Univeritários. 16ª edição do ano e a 38ª de tdo o projeto. Caco Barcellos era o convidado especial, ele encarou uma platéia de 500 pessoas e palestrou sobre a cultura da violência.
O jornalista da Rede Globo tratou de um assunto sério, o qual, segundo ele, não é devidamente coberto ou esclarecido pela mídia. Seu objetivo durante a palestra, então, seria lançar provocações para que o ouvinte pudesse refletir sobre o que vê e o que ouve acerca de um problema que já é antigo na sociedade e tem se agravado no âmbito nacional.
No decorrer de sua fala, questionou quais são os causadores da violência no Brasil. Para esclarecer fez uso de dados adquiridos durante os trabalhos que realizou, principalmente quando mostrou que apenas 2% dos crimes são cometidos por criminosos e que 20% da violência é promovida pelo estado através da polícia. Ou seja, a polícia é 20 vezes mais violenta que os próprios criminosos, ao utilizar atos brutais para combater o crime. O restante dos crimes são cometidos por motivos diversos como: ciúmes, intolerância, etc. O jornalista também comentou sobre as mortes ocorridas no transito devido à má combinação entre bebidas alcoólicas e direção.
De modo geral, Barcellos fez uma exposição muito interessante do problema da violência no Brasil e mostrou que é um tema complexo, devendo ser analisado em todos os seus aspectos. É necessário, combater os crimes não apenas cometidos por negros e pobres, mas também os causados por brancos e ricos. Existe um expressivo preconceito de classe manifestado nesses casos. Cabe ao Estado e à sociedade se manifestar devidamente e não somente se omitir diante de tais acontecimentos, segundo o jornalista.

Nenhum comentário: